Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Mordi o pão





Saí do trem!
E na estranha plataforma
De cores diferentes
Vi placas...
Com palavras diferentes
Em uma língua diferente
Olhei desencorajado
Para a escada
Que me tiraria dali
Levando-me às ruas
Pensei comigo...
Hora de testar meu portunhol.



Subi as escadas
E me vi na rua
Desapontado vi!
Que meu portunhol
Não caberia ali
O idioma usado
Nada tinha a ver
Com tudo que
Já li e ouvi
E assim...
Fui seguindo sem rumo
Por aquelas ruas.


Ruas!
Que não me conduziam
A lugar algum
E quanto mais a frente seguia
Mais e mais me perdia
Vi-me em frente de larga estrada
Em que carros, ônibus e caminhões.
Trafegavam acelerados
Nas quatro direções
E eu ali parado
Lendo os itinerários
Esperançoso de ler
E de entender
Naquele estranho idioma
"Rio Grande da Serra!"
Dar um aceno...
E voltar à minha terra!



Mas, nem terra nem nada.
Só minha confusa mente
Na poeira da estrada
Em minha mão
Um pedaço de pão
Que o cansaço me impediu
De comer
Antes de cansado adormecer
Mordi o pão
E então acordei.
Para onde havia ido?
Confesso que não sei!



Lemos

29/04/2016

Nenhum comentário: