Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Fujo, de com quem me pareço.

 


Foi assim procurando 

Que nada encontrei 

Pois não sabia o que procurava 

Virei o mundo, por assim dizer

Mas, não saí do lugar 

E nem, da mesmice das pessoas

E hoje lembrei da minha mãe 

Que vez por outra dizia:

( Se junta, quem se assemelha).



Frase noventa por cento verdadeira 

Dependendo da época e do momento 

Hoje fujo, de com quem me pareço. 

Pois, minha mãe também dizia...

(Dois bicudos não se beijam!)

 Dito, que também caiu por terra

Hoje, vejo muitos bicudos e bicudas

A se beijarem descaradamente

 Minha mãe, afirmava repetidamente...

Que, ninguém perde por esperar.


 

Já perdi muito, por esperar

E também por não esperar

O que derruba o clássico 🏛️ 

Maomé vai à montanha...

Já morri, por vezes ao pé dela

Sei que sonhos

Às vezes se distanciam da realidade 

Contudo, tem gente, que pode sonhar 

Com tudo aquilo que quiser

Pois tem o 💶💰 direito 

De moldar seus próprios sonhos .



Mas, nada mais honesto 

Do que, um dia após o outro 

Onde entramos em um sonho 

Ou, talvez, em um pesadelo 

Ou saímos, de um dos dois

E percebemos que poder, e sofrer

Têm prazo de validade

O segundo, um pouco mais  elástico.


Alguém haverá de questionar 

Se tenho ou tive pai

Sim, eu tive!

Embora, com ele não tenha aprendido 

Muito além do suficiente 

Ele não era dado a provérbios 

Mas, era exímio contador de histórias 

Na grande maioria sobre assombrações 

Foi com ele, que aprendi a sentir medo.



Um dos poucos ditados que ouvi

Da boca de meu pai...

Foi o do macaco velho 

Aquele que não punha a mão 

Em cumbucas, ou outro buraco qualquer 

Desdenhei em silêncio 

E depois, muito depois!

paguei o devido tributo .

Por colocar a mão e o nariz

Onde não era aconselhável .



Tive um bom exemplar de pai

Para os  moldes daquela época 

Teria sido ele, o melhor exemplo 

Não fosse sua irritabilidade 

Da qual não me orgulho 

De ter herdado um bocado.

Entretanto, aprendi a ser grosso

Sem perder a linha

E sem avançar qualquer sinal.



Com ele, aprendi a apenas querer 

Aquilo que me pertencia por direito 

Sou grato ao meu pai

Por não me ensinar a ganância 

E nem me deixar picar

Pelo inseto 🐜 da inveja.

Posso me afirmar feliz

Mesmo que, às vezes, pelo avesso 

E por caminho áspero e tortuoso

Mas quê, por sua vez, me assegurou 

Um presente, assaz honroso.


Lemos 

02/05/2024




Nenhum comentário: